quarta-feira, 29 de março de 2017

Páscoa no Expolab

Inscrições disponíveis aqui.

Alimentos: Como descodificar os rótulos.

Inscrições disponíveis aqui.

Festival Cine'Eco|Seia nos Açores - 31 de Março 2017

Cine'Eco | Sessão 3
CIN`ECO Extensão 2016 - Sessão 3
31 de Março, Cine Solmar, 21h00

ENTRADA LIVRE

 
CULTIVANDO EM 2020 de Miriam Steen
Alemanha, 2015, 2’

Como será a agricultura biológica no futuro? O agricultor Rechtenbach tenta defender a saúde do seu gado Highland contra a crescente poluição usando uma nova tecnologia. Um documentário de ficção científica.

+

MEA CULPA de Oleksandra Protsenko
Ucrânia, 2016, 4’07’’

Mea culpa ... Mea maxima culpa ... Todos os dias nós devemos pensar sobre as nossas ações e consequências.

+

O NORMAL É MAIS QUE UM FILME de Renee Scheltema
África do Sul, 93’
PRÉMIO EDUCAÇÃO AMBIENTAL

A premiada cineasta Renée Scheltema realizou um grande retrato do que está acontecer com o planeta através de um ponto de vista ambiental. Este filme mostra-nos as causas e sintomas, e investiga uma variedade de SOLUÇÕES para inverter o declínio global.

terça-feira, 21 de março de 2017

Lançamento do Livo "Vamos sentir com o NECAS!"

No próximo sábado, dia 25, é lançado no Expolab o livro "Vamos sentir com o Necas! Programa de promoção de Inteligência Emocional para crianças do 1.º Ciclo" da autoria de Célia Barreto Carvalho e Suzana Nunes Caldeira, dia 25 de março, sábado, no Expolab!
O evento será aberto ao público, a partir das 15h30, com atividades de descoberta das emoções para os mais novos, e uma sessão de contos “Canta comigo, leio contigo” às 16:30.
A apresentação do livro será realizada pela educadora e escritora Mariana Magalhães, às 17:00.
Contamos contigo e toda a família!


terça-feira, 14 de março de 2017

Festival Cine'Eco|Seia nos Açores - 17 de Março 2017


CIN`ECO Extensão 2017 - Sessão 1
17 de Março, Cine Solmar, 21h00

Com a presença de Carlos Teófilo (Comissário do Festival)

ENTRADA LIVRE

A CENTRAL NUCLEAR DE ALMARAZ LEVANTA DÚVIDAS RELATIVAMENTE À SEGURANÇA de Hugo Alcântara
Documentário, Portugal, 8’49’’

A central nuclear espanhola de Almaraz, a 100 kms da fronteira com Portugal, está a levantar dúvidas relativamente à segurança. Recentemente, a Greenpeace denunciou problemas no edifício e, no início deste ano, depois de duas avarias nos motores das bombas que puxam a água do Tejo para refrigerar os reatores, o Conselho de Segurança Nuclear realizou uma vistoria. As elétricas que exploram a central prometem corrigir as falhas e o Governo espanhol garante que não houve contaminação. Reportagem de Hugo Alcântara.

+

CENTRAL NUCLEAR DE ALMARAZ: UMA BOMBA ATÓMICA NA MARGEM DO TEJO de de Dina Soares, Joana Bourgard e Rodrigo Machado
Documentário, Portugal, 14’53’’

A central nuclear de Almaraz, a mais antiga de Espanha ainda em laboração, devia ter fechado em 2010. O governo espanhol prolongou-lhe a vida até 2020, mas as empresas accionistas pretendem que a licença seja renovada por mais 10 anos. Nos dois lados da fronteira são cada vez mais as vozes que denunciam os riscos associados a uma central fora de prazo e que já sofreu mais de 2.500 avarias. Só este ano, já teve que parar duas vezes devido a problemas técnicos que nunca ficaram totalmente esclarecidos. Portugal está na linha da frente, em caso de acidente, mas o Governo português pouca informação parece ter sobre o que se passa aqui ao lado. Trinta anos depois do acidente de Chernobyl, a RR visitou a central nuclear de Almaraz. Reportagem de Dina Soares, Joana Bourgard e Rodrigo Machado

+

A SUPLICAÇÃO – VOZES PARA CHERNOBYL de Pol Cruchten
Documentário, Luxemburgo, 86’

Adaptado do romance de Svetlana Alexievitch, que ganhou o Prémio Nobel da Literatura em 2015, trata-se de um olhar sóbrio e raro sobre a cidade de Chernobyl. Este filme não é sobre Chernobyl, mas sobre o mundo de Chernobyl do qual não sabemos quase nada. Os testemunhos permanecem: cientistas, professores, jornalistas, casais, crianças... Eles evocam como foram as suas vidas, depois do desastre nuclear. As suas vozes formam uma longa súplica, terrível mas necessária, que ultrapassa as fronteiras e leva-nos a interrogar-nos sobre a nossa condição.