segunda-feira, 10 de novembro de 2014

Noite da Ciência

No próximo dia 21 de novembro, o Centro de Ciência Viva Expolab, na cidade da Lagoa, irá receber a “Noite da Ciência”, uma iniciativa conjunta dos Centros de Ciência da Região Autónoma dos Açores, que procurará oferecer ao público uma noite repleta de actividades de Ciência, Arte e conhecimento. A entrada nesta "Noite da Ciência" será totalmente gratuita.
Assim, entre as 16h00 e as 00h00, o público que visitar o Expolab terá a possibilidade de se aproximar dos especialistas de diversas áreas da Ciência e do conhecimento, aprendendo com a dose certa de divertimento. Ao público serão oferecidas actividades de laboratório, ateliês, novas exposições, observações astronómicas e até uma demonstração de robótica. A música, a Poesia, a Literatura e o Cinema também estarão presentes, num ambiente que será convidativo à partilha de conhecimentos.

A “Noite da Ciência” contará ainda com a participação e colaboração de várias instituições e organismos regionais, que contribuirão para envolver os participantes numa atmosfera descontraída de conhecimento e Ciência. Esta iniciativa será alargada à ilha Terceira e ao Faial, com um programa próprio desenvolvido pelo Observatório do Ambiente dos Açores, em Angra do Heroísmo, e pelo Observatório do Mar dos Açores, na Horta.

Esta noite servirá também de abertura às comemorações nacionais da Semana da Cultua Científica, entre os dias 22 e 30 de novembro. Esta semana culmina com o assinalar do Dia Nacional da Cultura Científica, a 24 de novembro, em homenagem a Rómulo de Carvalho: professor, metodólogo, investigador, e autor de manuais escolares, de livros de divulgação científica e de poesia, estes últimos sob o pseudónimo de António Gedeão, que mudou o panorama do ensino das Ciências em Portugal.

Programa disponível aqui.