terça-feira, 26 de abril de 2011

Comemoração do Ano Internacional da Química 2011: 26 de Abril - O Fermento Químico

Hoje assinalou-se, no ExpoLab, mais um dia do calendário do ano internacional da química: a descoberta do fermento químico, que tanto revolucionou as nossas cozinhas, desde meados do século dezanove até hoje .
Os nossos 31 mini-cientistas, vindos da Lomba da Maia, em actividade no laboratório, tiveram a oportunidade de confeccionar o seu Bolo na Caneca, tendo observado a função deste composto em fazer crescer a massa. Também puderam aperceber-se da diferença entre o fermento químico, utilizado para bolos, e o fermento biológico (leveduras) utilizado para o pão.

quarta-feira, 13 de abril de 2011

Wokshop: A Imagem na Divulgação Científica



Dia 2 de Abril, realizou-se no ExpoLab um interessante workshop sobre a Imagem ( importância, técnicas, tipologias, aplicações, etc.) na Divulgação Científica. Foi orientado pelo Doutor Nuno Farinha, conceituado especialista nesta área de divulgação.

Estiveram presentes cerca de 20 participantes, entre eles, vários colegas da rede de centros de divulgação de ciência da região.





terça-feira, 12 de abril de 2011

A Páscoa no ExpoLab!


O ExpoLab dá as boas vindas à Páscoa!
Todos os que nos visitarem, nesta época, terão oportunidade de fazer muitas e divertidas actividades nos nossos laboratórios, desde testar a força de um ovo a fazer deliciosas folhas de chocolate e, até mesmo, cozinhar saborosos suspiros.



segunda-feira, 11 de abril de 2011

Workshop de Aquariofilia - Módulo 3 iniciação à Aquariofilia de Água Salgada (Ambiente de Recife)







Mais um Workshop de sucesso no ExpoLab!

Ontem (10/04/2011), deu-se o Workshop de Aquariofilia - Módulo 3 iniciação à Aquariofilia de Água Salgada (Ambiente de Recife) a cargo de Pedro Conceição.

Foram vários os Hobbistas e interessados que marcaram presença para assistir a este workshop e que terminou com a montagem do Aquário de Recife(Reef) do ExpoLab.

Vem ver com a tua família os peixinhos NEMO.

Ficamos a tua espera!

sexta-feira, 1 de abril de 2011

A Água!

No ExpoLab, o dia da água pode ser todos os dias...
Dia 1 de Abril um grupo de alunos da Passarada veio ao Expolab explorar a Água de uma forma divertida.
Os pequenos cientistas analisaram as propriedades físicas da água, e perceberam a sua importância para os seres vivos. Puderam ainda levar o seu próprio "oceano" para casa numa garrafa.

Comemoração do Ano Internacional da Química 2011: 1 de Abril - As Velas Mágicas

Enquadrado no calendário do ano internacional da química, no passado dia 1 de Abril salientámos a importância de um elemento da tabela periódica: o Magnésio. Metal altamente reactivo, existente nas divertidas velas mágicas, tão apreciadas nas festas de aniversário. Estas velas possuem o pavio de algodão que contém magnésio, metal que inflama a baixas temperaturas. Assim, mesmo quando sopramos a vela, ainda resta energia suficiente para que o magnésio queime. Por sua vez, a queima do magnésio produz energia suficiente para que o vapor da cera também inflame e a vela reacenda, originando as divertidas faíscas. O grupo de 45 visitantes, da EBI da Ribeira Grande, testou essa propriedade e ainda pôde produzir a sua vela mágica.